fbpx

Muitos vão dizer que é só um caderninho

Se você faz encadernação artesanal, já deve estar cansada de ouvir isso.

Encadernar, vai muito além do caderninho como muitas pessoas pensam, a encadernação artesanal é uma arte milenar que não só une folhas e transforma isso em um objeto funcional, mas também é um meio de se expressar. E neste artigo, vamos explorar a encadernação como uma forma de expressão, capaz de transmitir sentimentos, contar histórias, levantar questionamentos e refletir sua personalidade.

Livro de artista, "O que é arte?", feito por Mila Oliveira
Livro de artista, O que é arte?, Mila Oliveira, 2021

A encadernação permite que cada obra seja uma extensão de quem a fez. Ao escolher os materiais, desde o tipo de papel até a capa, os detalhes e enfeites, o artista da encadernação imprime sua personalidade em cada página. As cores, texturas e padrões torna cada projeto único, resultando em peças que vão muito além de um simples livro.

“Caderninhos” que vão além do funcional

Existem artistas que vão além das cores e texturas, usam a arte da encadernação, para levantar questionamentos, propor reflexões sobre a sociedade e etc. Assim como a Juliana Araújo, por exemplo, artista que traz tudo isso que comentei para seus cadernos e livros. Ela expressa sentimentos, propõe reflexões e levanta questionamentos, principalmente sobre preconceito. Um trabalho marcante, e esteticamente traz cores terrosas e papel kraft e textos poderosos.

Obra da artista Juliana Araújo
Série de cadernos da artista Juliana Araújo
Obra da artista Juliana Araújo

Outra artista que também trabalha com a encadernação e traz com ela muitas reflexões, é a Gabriela Irigoyen. Além de ser uma estudiosa sobre o assunto, é uma artista que usa a encadernação muitas vezes, como suporte para se expressar, criando livros objetos e livros de artista inspiradores.

Livro de artista Gabriela Irigoyen
Livro da artista Gabriela Irigoyen
Obra da artista Gabriela Irigoyen

Existem muitas outras artistas que usam a encadernação para se expressar, vale muito a pena pesquisar mais sobre o assunto e conhecer esse universo. Tenho certeza que você vai se encantar com as criações que irá encontrar, além de perceber que podemos sim explorar outras maneiras de fazer e usar a encadernação artesanal.

O que é um livro objeto e um livro de artista?

Livro objeto: É um livro, onde seu nome já diz tudo, é um objeto onde a materialidade se sobressai, ainda pode ser lido, mas sua leitura é de uma maneira diferente. Alguns são verdadeiras esculturas, outros são muito interativos e feitos de materiais nada convencionais, buscam envolver o leitor de uma maneira sensorial e visual.

Livro de artista: É uma forma de expressão artística que combina elementos literários e visuais em um formato de livro. Diferente do livro tradicional, ele é feito para ser uma obra de arte em si e podem conter, desenhos, textos, pinturas, colagens, fotografias, entre outros. O livro de artista pode explorar conceitos, a interatividade e a relação entre forma e conteúdo. Essas obras muitas vezes desafiam a leitura convencional, incentivando uma experiência mais participativa e sensorial por parte do leitor. Representa uma fusão única entre arte e literatura, permitindo que os criadores explorem narrativas de maneiras inovadoras e multidimensionais.

Fazer um “caderninho” também é uma forma de expressão

Como você viu até aqui, encadernar é arte, uma forma de se expressar e mesmo os cadernos que são feitos para ser usados no dia-a-dia, também podem contar histórias, levantar questionamentos e carregar a identidade de quem os produziu.

Caderno da criatividade, Mila Oliveira
Caderno da Criatividade, Mila Oliveira, 2023
Livro de artista, Mila Oliveira, O trem, 2021
Livros inspirados em comidinhas de festa brasileiras feito por Mila Oliveira
Livros Comidinha brasileiras, Mila Oliveira, 2021

Para concluir, seja como hobby ou profissão, encadernação artesanal é sem dúvida, uma forma de arte que transcende as páginas e se torna uma parte da identidade de quem a pratica. E nunca é tarde para começar a fazer seus próprios cadernos ou quem sabe livros de artista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *