O que é encadernação manual para você?
A encadernação manual é muito mais do que um simples processo de montar páginas em uma capa.
Fazer um caderno artesanal, é uma forma de expressão artística, uma maneira de transmitir sentimentos, contar histórias através de um objeto único e personalizado. Neste post, vamos explorar o significado da encadernação, a importância do fazer manual e a diferença entre simplesmente fazer um livro e criar uma experiência através desse objeto cheio de significados.
Ao criar um livro, caderno, álbum artesanal e entre outras derivações, transmitimos nossas emoções e intenções para o leitor e cliente através da costura, da escolha do papel, do revestimento e todos os detalhes. Escolhemos cada elemento com muito amor e dedicação, resultando em um livro que transmite sensações e desperta emoções únicas.
Vai além do toque
No mundo digital e acelerado em que vivemos, o fazer manual ganha um significado especial. A encadernação manual nos conecta com a essência do artesanato e nos lembra da importância de criar algo com nossas próprias mãos.
Cada etapa do processo, requer tempo e paciência o que cria uma conexão entre nós que encadernamos e a obra que está sendo criada. O fazer manual também nos permite desconectar do mundo virtual e mergulhar em um processo criativo que nos liberta.
A diferença entre fazer um livro e contar uma história
Encadernar é um processo rico em significados e possibilidades. É uma maneira de se expressar que nos permite transmitir sentimentos, criar conexões e contar histórias de uma forma única e cativante.
Cada livro artesanal, álbum ou caderno é uma obra de arte em si, onde a capa, as páginas e os elementos decorativos se unem para criar uma experiência visual e tátil. Esses detalhes adicionam camadas de significado à história que está sendo contada, tornando-a mais envolvente e pessoal.
Além disso, um livro ou caderno artesanal pode ser personalizado de acordo com a história que ele contém ou de quem vai usá-lo. Podemos escolher materiais, cores e técnicas que reflitam o tema ou o ambiente da história de seu cliente, do conteúdo do livro, da sua própria e etc. Essa é uma forma de criar uma conexão mais profunda entre o autor, o encadernador, leitor e quem vai usar esse objeto.
O que a encadernação manual é para mim
Desde o final de 2011, data que fiz meu primeiro caderno, a encadernação manual passou a ser mais uma forma de me expressar, me conectar com pessoas, comigo mesma e de me libertar.
Hoje faço cadernos e livros para inspirar, para serem usados e mostrar que podemos sim fazer coisas incríveis com nossas próprias mãos. O que mostro e ensino no meu curso de encadernação manual, Cadernos Únicos e Flexíveis.
Então, agora te pergunto, o que é encadernação manual para você?
A Encadernação é uma forma linda de expressão. O livro é um objeto concreto maravilhoso desta expressão.
Lindo post.
Sim, exatamente, Kelly!!